Agricultor: conheça o gel de plantio para evitar prejuízos com a estiagem

É nas horas mais difíceis que a gente percebe a força do agronegócio brasileiro.

Apesar da grande estiagem que atingiu em cheio o estado do Rio Grande do Sul, a safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve aumentar 12,6%, em comparação com a do ano anterior.

A informação é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E mais: a safra de 2023 está estimada em 296,2 milhões de toneladas de grãos, representando um aumento de 12,6% em relação à safra anterior.

Apesar disso, é sempre bom que o agricultor saiba como evitar prejuízos com a estiagem, que pode causar grandes perdas na lavoura.

Neste blog post você vai conhecer o gel de plantio, que pode fazer com que sua produção agrícola obtenha ótimos resultados, mesmo com a seca.

Prejuízos da estiagem

A seca é um grande desafio enfrentado pelos agricultores em todo o mundo.

Ela é um dos desastres naturais mais devastadores que podem impactar severamente a produtividade agrícola, levando à quebra de safras e rendimentos reduzidos.

A seca pode causar danos duradouros às plantações e pode levar anos para que o solo se recupere de seus efeitos.

Porém, com planejamento e preparo adequados, é possível evitar os danos causados pela seca no campo.

Veja uma maneira incrível pela qual os agricultores podem diminuir os efeitos da seca e garantir a saúde e o bom rendimento de suas plantações.

 

Conheça o Sollus – Titanium Gel, o gel de plantio da Solo Rico

O gel para plantas, também conhecido como polímero hidroabsorvente ou hidrogel, é um tipo de material que consegue absorver e reter grandes quantidades de água.

Ele tornou-se cada vez mais popular na agricultura, pois pode melhorar a eficiência do uso da água, ajudando as culturas a crescerem melhor.

 

O que é gel de plantio?

O Sollus, Titanium Gel, é um tipo de polímero absorvente de água que pode se expandir e reter grandes quantidades deste líquido.

A substância semelhante a um gel é frequentemente usada para melhorar a capacidade de retenção de água do solo ou como um substituto para os métodos tradicionais de irrigação.

Este gel é formado por uma rede de cadeias interligadas de moléculas que são capazes de absorver e reter água.

Quando o polímero é misturado com água, ele se expande e forma uma substância semelhante a um gel que pode conter até várias centenas de vezes seu peso em água.

O gel libera lentamente a água ao longo do tempo, fornecendo uma fonte consistente de umidade para as plantas e culturas.

 

Quais as outras vantagens?

Além de sua capacidade de retenção de água, o gel de plantio também pode ajudar a melhorar a estrutura do solo e a disponibilidade de nutrientes.

O gel pode ajudar a soltar o solo compactado e aumentar a quantidade de ar e água que pode penetrar na terra.

Isso pode melhorar o crescimento e a saúde das plantas, levando a maiores rendimentos e melhor qualidade da colheita.

 

Quais os usos do gel de plantio?

O gel de plantio da Solo Rico tem muitos usos diferentes na agricultura.

É comumente usado para melhorar a retenção de água e reduzir a perda do líquido.

O gel de plantação também pode ser usado como substituto dos métodos tradicionais de irrigação, como irrigação por gotejamento ou sistemas de aspersão.

Outro uso popular para o gel de plantio é no cultivo de plantas. O gel pode ser usado para enraizar estacas ou como meio de plantio para sementes.

Ele fornece uma fonte consistente de umidade e nutrientes para a planta, ajudando-a a crescer mais forte e saudável.

 

Todas as plantações podem ser beneficiadas pelo gel de plantio, entre elas, alguns exemplos:

Soja: é uma cultura que necessita entre 450 a 800 mm de irrigação em todo o ciclo, para que seja feita uma boa colheita. Nesse caso, a hidratação deve chegar também às raízes que têm cerca de 10 a 15 centímetros;

 

Milho: a irrigação das lavouras de milho é feita nos sulcos localizados entre as fileiras de plantas. A baixa irrigação é um perigo para esta cultura, que não reage bem aos períodos de estiagem;

 

Cana de açúcar:  apesar de requerer pouca água, a irrigação correta  desta cultura é importantíssima para que garantir a rebrota da safra seguinte;

 

Tomates – requerem umidade consistente durante toda a estação de crescimento, e o gel de plantio pode ajudar a fornecer isso, resultando em plantas mais saudáveis e  em maior rendimento;

 

Pimentas – como os tomates, as pimentas requerem umidade consistente e podem se beneficiar da liberação lenta de água que o gel de plantio fornece;

 

Ervas – muitas ervas, como alecrim, tomilho e sálvia, são tolerantes à seca, mas ainda se beneficiam de um suprimento constante de umidade, que o gel de plantio pode fornecer;

 

É importante observar que, embora o gel de plantio possa ser uma ferramenta útil para economizar água e promover o crescimento das plantas, ele não substitui as práticas adequadas de irrigação e manejo do solo.

O ideal é usar o gel de plantio como parte de uma estratégia abrangente de cuidados com as plantas.

 

Sollus Titanium Gel, ideal para suas culturas

Se você gostou desta solução conheça o Sollus – Titanium Gel, da Solo Rico.

Entre seus benefícios estão:

 

  • Menor perda de nutrientes por escorrimento da água da superfície e por lixiviação;
  • Produto complementar à linha de plantio para maior garantia de fornecimento adequado de água e melhor desenvolvimento da cultura;
  • Redução de 20% a 50% no volume de água utilizado na irrigação;
  • Melhor aproveitamento da água pelas plantas;
  • Aumento da infiltração da água no solo, sem permitir que ela se perca;
  • Maior pegamento das mudas e redução no índice de mortalidade.

 

Diferenciais

  • É um polímero solúvel em água, o que a deixa viscosa;
  • Reduz a velocidade de percolação da água;
  • Aglutina finas partículas suspensas no solo;
  • Estabiliza a estrutura do solo;
  • Pode ser utilizado em todas as irrigações feitas na cultura.

Deixe um comentário